terça-feira, 30 de abril de 2013

Degustação de Cervejas: Família Pinkus

A AcervA Goiana marcou presença em mais um evento sobre cervejas especiais realizado na noite desta segunda-feira nas dependências do Mr. Beer, situado no Shopping Flamboyant. Com o intuito de divulgar a cervejaria Brauerei Pinkus Müeller (exclusividade da loja), quatro rótulos foram colocados para nossa degustação: Pinkus Special, Pinkus Original Obergärig Alt, Pinkus Demeter Müllers Lagerbier e a Pinkus Jubilate Bier.
Família Pinkus Müller - AcervA Goiana
Parte da família Pinkus Müller
Promovido pela beer sommelier Ingrid Cândido (também diretora técnica da AcervA Goiana), a degustação se provou uma experiência única e enriquecedora. A cervejaria alemã, como muitas de suas conterrâneas, se apoia na tradição familiar desde 1816 para fabricar cervejas predominantementes de longa maturação, primando pela qualidade com a utilização de ingredientes cuidadosamente selecionados.

A Pinkus Special abriu os trabalhos da noite. A cerveja utiliza matérias-primas orgânicas e é fabricada de acordo com a Lei de Pureza Alemã só que com maltes orgânicos, lúpulos de cultivo biológico controlado, leveduras de primeira classe (e água), sem a adição de estabilizadores. É armazenada por cerca de três meses a temperaturas próximas a 0º e engarrafada sem nenhum processo de filtragem. De um dourado claro opaco, possui um aroma peculiar com notas de flores e frutos amarelos produzindo uma sensação gostosa na boca, com pouco amargor.
 
Pinkus Original Obergärig Alt - AcervA Goiana
Pinkus Original Obergärig Alt
Em seguida foi servida a Pinkus Original Obergärig Alt, também confeccionada com maltes orgânicos, leveduras de alta fermentação, lúpulo e água, sobre os olhos da Lei de Pureza Alemã. Seu armazenamento (de longo prazo) é feito em conjunto com barris de vinho o que lhe confere um caráter refrescante pela presença natural do ácido láctico. Isso dá a ela o diferencial especial. De um dourado mais claro e aromas que lembram notas de vinhos (brancos em sua maioria), produz um ressecar no paladar que estimula ainda mais o seu consumo.
 
Pinkus Demeter Müllers Lagerbier - AcervA Goiana
Pinkus Demeter Müllers Lagerbier
Entre cada degustação, fomos instruídos pela beer sommelier Ingrid Cândido em como limpar nosso paladar. Assim, com a chegada da Pinkus Demeter Müllers Lagerbier, experimentamos a cerveja mais controversa da noite que gerou debates quanto às sensações provocadas e a aprovação da mesma. Elaborada com os mesmos processos orgânicos, é uma cerveja levemente picante engarrafada sem filtragem diretamente dos barris de armazenamento com aroma acentuado e metálico e amargor proeminente.
 
Pinkus Jubilate Bier - AcervA Goiana
Pinkus Jubilate Bier
A última (e melhor - segundo algumas opiniões) cerveja degustada no dia foi a Pinkus Jubilate Bier. Uma ótima Dunkel de baixa fermentação, com ingredientes orgânicos selecionados e a mesma técnica de armazenamento a frio. De coloração ocre acobreado, intenso aroma de caramelo e leves notas defumadas, trouxe-nos à boca a intensidade que a maioria buscava e proporcionou ao encerramento da noite a descontração e a troca de experiências entre os participantes, certos de que em breve se encontrarão novamente, sob a batuta da expert Ingrid Cândido. E a AcervA Goiana já tem presença confirmada!
 
Participantes - AcervA Goiana

Cervejas - AcervA GoianaCopos - AcervA Goiana
 

Um comentário:

  1. Parece que são muito boas essas cervejas. Vou procurar delas em algum Mr. Beer próximo. Valeu.

    ResponderExcluir